Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa




O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições.
Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Uma narrativa agil, ao mesmo tempo vigorosa e terna, conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros.

Criando uma admirável tensão entre o cômico e o trágico, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina má do título. Paixão e distância, acaso e destino, dor e prazer...

Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa. Editora: Alfaguara. ano 2006, 304 páginas. ISBN 8573028084

Travessuras da Menina Má: tem o tipo de história de amor complicada e pouco tradicional. A história de Ricardo - um personagem romântico e honesto, e da chilenita Lily começou ainda bem jovem no Peru, no bairro de Miraflores e percorreu MUITO chão.


Desde pequeno, Ricardo sempre sonhou em morar em Paris. Ele consegue realizar esse sonho ainda bem jovem, com um trabalho humilde como tradutor da Unesco e ainda reencontra a chilenita - agora como camarada Arlete, o grande amor da sua vida. Entretanto, Lily sempre foi mais aventureira, inconformada e cheia de facetas. Ela é do tipo que quer sempre mais, e Ricardo não pode dar o que ela quer.

Mas nem por isso a história deles terminaria ali. Eles se encontram anos mais tarde em Londres durante a cultura hippie e depois em Tóquio dos grandes mafiosos e por fim na Espanha. Foram mais de quatro décadas de história, encontros e travessuras.

Eu gosto muito da forma como a história foi dividida e o plano de fundo com os diferentes países visitados, cada um com seus costumes, política e história. Mas confesso que não me apeguei a nenhum personagem, mesmo sendo bem construídos. Foram as idas e vindas do casal que achei cansativa em alguns momentos e tantas travessuras da menina má me deixou até inconformada.

O ponto positivo dessa história é que, sendo pouco convencional, ela também não se torna um clichê. É um livro bem descritivo, repleto de referências que marcaram o mundo e Mario Vargas Llosa escreve com muita sensibilidade. Mesmo não amando, recomendo a leitura. É um livro interessante e muito bem escrito!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio | Primeiras Impressões - LRDO

Livro x Filme - Garota Exemplar

DIY | BB-8 (Star Wars)