sábado, 16 de janeiro de 2016

Resenha | TRILOGIA O TESTE (Joelle Charbonneau)

Lembram quando postei a resenha da Saga Encantadas aqui? Farei o mesmo com a trilogia O Teste, os três livros em um só post, mas sem nenhum spoiler. Podem ler tranquilos.









O TESTE #1

"No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"




















Em "O Teste", vemos um mundo pós-guerra devastado pelos sete estágios de guerra e destruição. Agora reconhecido como Comunidade das Nações Unidas Unificadas, que se dividem em colônias.

Todo ano, jovens passam pela formatura e só os mais brilhantes e inteligentes são selecionados para participar do Teste, que tem como finalidade avaliar competências e habilidades dos recém-formados para se tornarem futuros líderes da comunidade.

Ser escolhida é um grande sonho de Malencia. Ela sempre se esforçou e estudou para que um dia, tivesse a grande oportunidade de ser selecionada para o Teste, assim como seu pai foi, décadas atrás. No entanto, toda a lembrança de seu pai é vaga e sua única certeza e conselho é que ela não deve confiar em ninguém.

Passada a cerimônia de formatura, Cia é de fato escolhida, junto com o amigo Thomas.

O que Cia só percebe quando está no Teste, é que ele não é apenas um medidor de conhecimentos teóricos ou práticos. Não é algo tão banal ou simples. Ele vai além disso, o Teste é composto por quatro etapas, que avaliam desde seu conhecimento básico, raciocínio lógico, capacidade de resolver situações adversas e fraquezas, até o instinto de sobrevivência. 

E que qualquer erro exige uma punição.

QUE LIVRO.
QUE HISTÓRIA.

Ufa, falei! Embora tenha notado alguns elementos parecidos com "Jogos Vorazes" e "Divergente" (e isso está sendo falado no box), o livro escrito por Joelle Charbonneau possui certa originalidade. Foi uma leitura muito prazerosa e todas as minhas expectativas quanto ao conteúdo foram atendidas.

Foi bom do início ao fim.



ESTUDO INDEPENDENTE #2


"Você é esperta, Cia. Você é forte. Há pessoas como eu que estão ao seu lado e sabem que vai conseguir. Por favor, prove que estou certo!".

"Estudo independente" é o segundo livro da trilogia "O Teste". E a leitura foi ao todo vapor. Mais uma vez, narrativa exemplar, muitas reviravoltas, história rica em detalhes e desenvolvimento espetacular e nada previsível, não adianta querer descobrir quem é quem na história.

"Estudo independente" possui pouca ação com relação ao primeiro livro, acredito que seja algo como um "reconhecimento da área" ou "estudando o inimigo". Como se fosse uma preparação para o que podemos esperar o último livro.

Limitei meus comentários, pois sendo uma continuação, não quero correr o risco de soltar algum spoiler e nem seria justo isso. Quero que você leia esse livro e seja surpreendido.

Por ora, só digo que continua ótimo.







A FORMATURA #3

Ganhou o título de queridinha da estante. 


De forma bem geral, gostei muito de tudo o que eu li. A história é muito bem desenvolvida e inteligente.

A narrativa não peca nos detalhes e nas emoções dos personagens.

Embora minha única e pequena decepção seja com o final da trilogia. A conclusão foi boa, deixou um quê de promessa dando a entender que a história não acabou e ainda tem muita coisa para acontecer, mas alguns fatos não foram explicados e por gostar tanto da história, eu quis mais. 

Alguns capítulos a mais não faria mal né, Joelle?

Fiquei com gostinho de quero mais.


A edição dos meus livros são econômicas, comprei o box super baratinho no Submarino, para mim não foi problema, mas como sei que vocês gostam de saber, o box é bem frágil sim, mas com relação aos livros, as páginas são amareladas e a fonte das letras são boas, embora sejam mais finos que a edição normal, não me incomodei com isso.



2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Sempre vi esse livro nas livrarias e sempre tive vontade de comprar e ler, quase comprei o primeiro, mas desisti, a verdade é que não sou muito fã de histórias distópicas, fiquei com medo de me decepcionar com o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Assim como a Dani, eu sempre vi esse livro nas maiores livrarias, rs. E sempre deu aquela vontade de conhecer melhor os livros e tal. Embora nunca tenha colocado na minha lista.

    Embora tenha gostado da sua resenha. A Formatura parece ser um ótimo livro (só pelo fato de ser seu queridinho, haha).


    Abraços,
    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir