Resenha | Saga Encantadas - Sarah Pinborough

Olá!
Antes de tudo, queria avisar vocês que podem ler tranquilamente a minha opinião de "Feitiço" e "Poder". Postei a resenha dos três juntos, porque fiz um resumo dos livros junto com minha opinião, dessa forma peguei a essência de cada um e não tem nenhum spoiler nos livros seguintes. Espero que gostem. 
Beijos.

#1 Veneno 

(...) Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? (...) 

Veneno é o primeiro livro da saga Encantadas da Sarah Pinborough ele é uma releitura do conto da Branca de Neve só que digamos... Mais adulto e bem diferente daquilo que você está acostumado (a) a ver pela Disney.  Na estória temos uma Rainha Má, um Caçador, os anões, o Príncipe e a princesa Branca de Neve. Os personagens tradicionais, claro. Mas a estória ainda mistura um pouco de Aladin e João e Maria (leves referências).

O que muda são as personalidades de cada personagem, a Rainha Má, Lilith era uma princesa que saiu de seu reino ao se casar com o Rei e pai da princesa Branca de Neve, ela é um mistério a parte. Branca de Neve continua ligada aos animais e anões, mas ela é bem louca. O Príncipe por sua vez, é um chatinho e fracote. O sonho de encontrar um príncipe encantado passa longe por aqui. 
A estória toma vários rumos diferentes e não dá para acertar nenhuma ação das personagens, fiquei surpresa com o final, mas muitos aspectos da história continuam uma incógnita para mim. A narrativa e os diálogos possuem tom irônico e algumas vezes até irritante. De modo geral, gostei de como a autora apresentou essa releitura, não chega a ser como a série Once Upon a Time, mas foi bem interessante e original. 

#2 Feitiço
(...) Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história (...). Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real (...).

O volume dois da saga Encantadas, Feitiço, tem como foco a estória da Cinderela. A garota sonha com a vida no castelo e o príncipe dos seus sonhos (que é o mesmo de Veneno) toda a estória do Baile, fada madrinha, sapatinho de cristal e as badaladas do relógio a meia noite se repetem. Cinderela vê no Baile a chance de ser feliz, mas não é bem isso que vai acontecer...

Luxúria e inveja caracterizam bem a estória. É mais intenso e mais interessante que o primeiro.

Dessa vez quem veio visitar a estória foi Robin Hood! As personagens do primeiro livro continuam, mas se apresentam como um plano de fundo, exceto o Caçador ganhou mais destaque dessa vez, mostrando mais para o que ele veio. O livro termina de um jeito que meio que te obriga a ler o próximo imediatamente e ainda deixa com muitas incógnitas, que espero saná-las no último livro. Assim como no primeiro, a autora deixou a surpresa para o final. Poxa vida... (O forninho caiuuuu!!!) 

#3 Poder
Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia (...).

O terceiro e último livro conta a estória que antecede as duas primeiras. Os três se conectam, mas a autora escreveu de uma forma que você pode começar por qualquer um. De qualquer jeito que você escolher, as três estórias se tornam um círculo (essa informação existe no livro, mas sugiro ler na ordem original: Veneno, Feitiço e Poder... É mais impactante). E embora o livro 3 conte um história anterior as outras ele tem um ritmo mais acelerado e um enredo mais pesado. É mais envolvente, interessante e objetivo... Na verdade, esquece o que eu disse, ele é louco, insano, intenso. Por isso acho que deve ser deixado por último. O foco é a Bela Adormecida misturado a Bela e a Fera. E se eu queria bater no Príncipe nos outros dois livros, agora acho que seus atos se justificam pelos últimos acontecimentos, digamos que a Bela não é tão bela assim...

Mais uma vez o livro mescla outras estórias. Temos a Chapeuzinho Vermelho e o lobo, Rapunzel e o Rumpelstiltskin (contos dos irmãos Grimm).

A Saga Encantadas é no mínimo, impactante. É preciso se libertar dos clichês e os finais felizes para ler. Gostei de como o tema foi apresentado e de como as estórias se ligaram. É bom, é interessante, é curioso, mas é bom ler sem expectativa, escrevo essa resenha com entusiasmo porque conhecia pouco sobre os livros, então me surpreendi bastante. 

Um ponto favorável que vou levar para a vida: a Editora Gente (os livros da saga possuem o selo Única). O trabalho da editora com esses livros foi fantástico, a diagramação, espaçamento, tradução, detalhes que introduzem cada capítulo. Foi muito agradável de ler. As capas também são uma arte à parte. São lindas e caracterizam bem a ideia do livro.

Minha nota final para a trilogia é: 4/5 

Comentários

  1. Oi,
    Vi o box desses livros uma vez na livraria não interessante, mas deu vontade de ler. Já me acostumei com os contos de fadas "modernos", principalmente quando se trata de OUAT. Acho bem interessante a forma como eles adaptam as histórias. Não me interesso muito pelos livros, mas algum dia vou ler pois sou bem curioso :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esperando o momento oportuno para ler os 3 de uma vez.
    Como fã e amante de ouat tenho medo de criar expectativas demasiadas com as adaptações/releituras dessa série. Mas os livros estão aqui, só me esperando!kkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tamy! Acho super válido fazer essa resenha tripla no caso dessa trilogia. Pelos comentários de quem já leu dá para perceber que ela começa meio OK e vai ficando bem melhor nos outros livros!
    Como adoro releituras, já coloquei o box no carrinho de comprar várias vezes, mas sempre acabo desistindo! Hahhah
    Agora não tô podendo comprar livro nenhum (culpa da Lua que me fez prometer!), mas no Black Friday tô liberada, vou ver se compro eles :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  4. Oii , smepre quis ler esses livros tem box sempre em promo nos sites, mas fui deixando para depois, de fato parece ser bom e fugir do clichê chatinho de contos de fadas e tudo perfeito, adorei a resenha e com certeza pensarei com mais carinho sobre a série :3

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler esse livros, mas quando tava pra comprar li falando mal deles e fiquei com um pé atras. Gostei muito da sua resenha e fiquei muito curiosa, comprarei eles assim que de.
    beijo, colhendosonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu comprei o box já faz um tempo, mas ainda não os li.
    Adoro essas versões de contos de fadas e esse é um livro que tem tudo para me agradar.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive duvidas sobre essa série, já vi muitas pessoas falando que os livros não são envolventes e isso acabava me desaminando, mas depois de ler o que você achou dos livros acabei me interessando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Essas capas estão fantásticas! Que loucura! Adorei. Nunca li nada do tipo... mas parece ser um leitura bem agradável. Eu acho que só pelo fato de eu ter me apaixonado por essas capas... já compraria! hahaha Excelente trabalho da editora.

    Beijos, Tamy.
    http://www.psicoseliteraria.com/

    ResponderExcluir
  9. Tamy eu amo suas resenhas, fiquei impressionada em como você conseguiu falar dos três livros sem dar spoiler. Tenho essa trilogia, mas ainda não li.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar dessa saga, mas nunca tive interesse de ler. Mas agora deu vontade, adoro essas releituras dos personagens da Disney. Nos mostra o quanto ingênuo fomos quando menores.

    Beijão,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou com uma dúvida, comprei o box para presentear minha sobrinha de 12 anos. Não abrir para não estragar a embalagem, mas lendo o resumo e sua resenha fiquei na dúvida, é para a idade dela? Ou ele é de conteúdo adulto? Me ajuda!! 😘

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou com uma dúvida, comprei o box para presentear minha sobrinha de 12 anos. Não abrir para não estragar a embalagem, mas lendo o resumo e sua resenha fiquei na dúvida, é para a idade dela? Ou ele é de conteúdo adulto? Me ajuda!! 😘

    ResponderExcluir
  13. muito boa sua resenha! Comprei o box pela net! to ansiosa para ler!!!

    ResponderExcluir
  14. Foi apenas eu, ou vcs tb acham que a autora deveria escrever um 4° livro p/ que o livro tivesse um bom final? Ficaram muitas questões em aberto, como por exemplo o final do livro Feitiço quando Rumpelstiltskin retorna para cobrar a promeça que o príncipe havia feito, não fala se ele entregou o filho ou o que fez para cumprir ou tentar quebrar a promeça. Simplesmente não eh mais tocado no assunto. E outra questão quando o príncipe rever o caçador ele fica surpreso e pergunta como ele sobreviveu, tipo sobreviveu a o q? Nada eh mencionado no livro o que acontece após eles saírem da "cerca viva" e o caçador ir atrás de comida, algo aconteceu entre eles e o príncipe não o esperava o ver vivo de novo. Essas foram duas das muitas coisas que ficaram em aberto. Não significa que não gostei da história, eu simplesmente AMEI! Porém há enormes vácuos na história...

    ResponderExcluir
  15. Oi, estou bastante curiosa para ler essa trilogia. Adoro ler releituras e livros com intertextualidade. Quero comprar livros para presentear meus alunos. Tem recomendação de idade para esses?
    P.S. meus alunos tem de 11 a 13 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, não indico esses para seus alunos não. Só se tivessem mais de 16 anos e olhe lá. Apesar de ser uma releitura de contos de fadas, existem cenas bem pesadas e algumas com toque muito sensual ou violento.

      Bjs
      Tamyres

      Excluir
  16. gostaria de saber se a saga é indicada para adolescentes pois trabalho em uma biblioteca e encomendei pq achei super barato, mas nao sei se é indicado. O que seria luxuria que vc citou na resenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taina! Não dá pra ter muito controle do que uma pessoa escolhe para ler em uma biblioteca, a não ser que você leia o livro antes e julgue a necessidade dele lá, vai depender muito da idade do adolescente. Se fosse como no caso acima, sobre presentear um aluno, eu diria NÃO.

      Digo luxúria no sentido do pecado mesmo hahaha. Desejo ao corpo. Se não me engano, no terceiro livro tem uma cena bem explícita que não julgo ser a melhor do mundo, sabe? A série como um todo é caracterizada como um conto de fadas para adultos...

      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Anexos - Rainbow Rowell

Livro x Filme - Garota Exemplar