quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Resenha | O Menino do pijama listrado - John Boyne

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Não vou falar sobre a história em si como normalmente falo por aqui, o livro já é tão curtinho, que o ideal é poder ir conhecendo a história a medida que você vai passando as páginas. Quando eu terminei de ler, fiquei muito emocionada com tudo. E fiquei um bom tempo pensando na história, embora tudo tenha sido um grande choque, também fiquei encantada diante de tanta simplicidade. A história é curtinha, mas acho que foi o suficiente para o leitor. 

A história também não é muito explícita, mas de jeito nenhum vaga. O escritor não conta como as coisas são feitas, nem o que de fato é cada coisa. Afinal, é tudo contado por um garotinho de nove anos. Basta ao leitor encaixar as “pistas” como, 'O Fúria', o uniforme do comandante, a cerca, os símbolos, a data... E esperar pelo final. É um livro lindo e envolvente, sobretudo para ler e refletir quanto as atitudes da sociedade. Tudo pelo ponto de vista e inocência de uma criança. Meu coração se partiu e precisei de algum tempo para pegar o juntar os caquinhos dele.

Como disse, não vou falar mais que isso, deixo apenas a dica de leitura. Leiam esse livro, é maravilhoso. Acredito que "O Menino do Pijama Listrado" é um tipo de leitura que deve ser lida por todos. Super recomendo, e se não viu o filme, veja também (depois de ler, claro). O filme é muito fiel a história e não deixa de ser encantadora.


6 comentários:

  1. Oie, adorei sua resenha, sou louca para ler este livro. Vi apenas o filme e chorei pacas. Haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não li esse livro, não aguentei e assistir ao filme, pois quase nunca encontro o livro. Mas conheço bem a história e sei que é linda. E aquele final meu Deus </3 Qualquer um se emociona! Leitura essencial!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei sua resenha, sou louca para ler esse livro, a questão é que sou chorona de mais se com o filme eu quase me desidratei imagina só com o livro, mas espero um dia conseguir ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é mesmo comovente. A escrita do autor é tão simples que nos faz querer ficar lendo e não parar mais. Também achei muito legal isso do autor não deixar nada muito explícito e no final fiquei mais desidrata do que a Cantareira :'(
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada do autor, mas esse livro parece incrível!
    Espero ler e gostar como você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já vi o filme e adorei então sem dúvida lerei o livro *-*
    Lindo o blooog ! *-*
    Papo Literário

    ResponderExcluir