terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto "Leitura no Vagão" + outros





























Passar o tempo mexendo no celular enquanto você desloca para o trabalho ou para sua casa no metrô parece mais prático e atrativo, eu sei. Mas se você encontrasse um livro à sua disposição, qual seria sua reação? Você pegaria? Você teria curiosidade de ler?

É o que o Fernando Tremonti, 26 anos, proporciona com o seu projeto "Leitura no Vagão" que teve início em agosto de 2014 em São Paulo, quando ele observou a quantidade de usuários que mexe no celular nesse tempo livre. E se você reparar, não é que é verdade? Apesar de eu não usar diariamente o metrô daqui de BH, essa situação também se estende por aqui em várias situações. Dessa forma, o objetivo central é incentivar a leitura nos vagões de trem e metrô, desconectando-os um pouquinho dos seus smartphones durante suas viagens (isso se a lotação permitir, mas não é o caso rs). Os livros envolvidos no projeto muitas vezes são de doações, variam de clássicos, best-sellers, que inspiram empreendedorismo, nacionais e muito mais.

O processo é bem simples: encontrou um livro no assento? Interessou? Você é livre para pegar e ler e/ou levar para casa, após finalizar a leitura você deve "esquecer" o livro em outro assento, para que outra pessoa possa ter oportunidade de ler ele também. Depois você pode fazer seu registro nas redes sociais com a hashtag #leituranovagão. E assim, o projeto continua e todo mundo pode ter acesso a leitura. Sem desculpa!

As fotos são dos IG's @vitaohugo @carolpcs_ e @leituranovagao


O projeto que teve início em São Paulo, agora está presente também no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. Quem sabe a próxima cidade é Belo Horizonte?

Acho que o mais gostoso disso tudo, é ter a oportunidade de conhecer obras novas, títulos que talvez você nem soubesse que existisse e de repente tem a oportunidade em suas mãos, melhor ainda, deixar que outra pessoa também possa desfrutar desse prazer. Quando Voltaire disse que "a leitura engrandece a alma" ele não estava mentindo, gente. O envolvimento de uma história permite você viajar sem de fato sair do lugar. É um exercício mental, expande seu vocabulário e melhora sua concentração.

O projeto #leituranovagão é um grande sucesso. Aqui em BH, existe algumas ações que incentiva a leitura também. O projeto LEITURA PARA TODOS | CIÊNCIA PARA TODOS criado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS distribuem em cerca de 270 veículos de 26 linhas municipais textos interativos, descontraídos e explicativos de escritores nacionais para os passageiros.

Os textos são expostos com amarrações nos assentos, de forma que a visibilidade e manuseio seja simples e atrativa.

http://pordentrodeminas.com/noticias/ultimas/educacao/projeto-da-ufmg-incentiva-leitura-em-onibus-de-bh/

Mais um projeto que conheci recentemente, foi o Bibliotáxi"Bibliotáxi é um programa de fomento a leitura e educação envolvendo meios de transportes, desenvolvido pelo Instituto de Mobilidade Verde em Parceria com o Catraca Livre. Além da cultura, o programa visa estimular a população para o uso de táxi e o seu compartilhamento como alternativa para o uso intensivo do automóvel privado contribuindo para redução dos congestionamentos da cidade."

É mais semelhante ao projeto Leitura no Vagão, os livros são expostos em uma espécie de bolsinho atrás do banco do motorista e passageiro.


Gostou? Só não vá perder a estação, viu?

Conheça mais sobre o projeto: 
Twitter: @leituranovagao
Facebook: www.facebook.com/leituranovagao
Instagram: @leituranovagao

Interessados em doar livros pode mandar e-mail para leituranovagao@gmail.com


Fontes:
https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/
https://bibliotaxi.wordpress.com/
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/leitura-no-vagao-incentiva-leitura-nos-metros-de-sao-paulo/

15 comentários:

  1. Que demais, Tamy! Pena que fico enjoada quando leio em veículo em movimento :/
    Aqui em Recife tem um projeto desse para táxis, acho que é patrocinado pela livraria Saraiva...
    A iniciativa é super interessante, mas de alguma forma não consigo deixar de pensar se com o tempo esses livros não vão sumir. Acho que o Brasil ainda precisa evoluir um pouco mais culturalmente para que algo assim dê 100% certo.

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a iniciativa. Eu realmente não conhecia o projeto.
    Tenho alguns livros separados para doação e acho que vou entrar em contato com eles.
    Obirgada pela dica! ;)
    É sempre bem importante divulgar projetos como esse.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu já sabia desse projeto, mas nunca tive a sorte de encontrar 1!
    Tenho muita vontade de conseguir, achei legal essa iniciativa de expandir a leitura nos vagões de trem, pois você só encontra pessoas mexendo em seus aparelhos eletrônicos, poucos os que se aventuram a ler!

    Beijos,
    Karine

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse projeto, Tamy. Recebi uns marcadores deles e adorei. Uso sempre! São tão lindinhos.

    Beijocas
    http://www.psicoseliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Recebi uns marcadores desse projeto, são lindos..

    ResponderExcluir
  6. Que idéia maravilhosa! Pena que se eu achasse um livro assim ficaria com uma dor no coração de devolver. Mas isso é incrível. O número de leitores nessas cidades deve crescer bastante por causa dessa iniciativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não sabia que o projeto tá estava no RJ, eu ando de metrô e trem todo dia e nunca vi =[
    Acho a ideia interessante, resta saber se o povo realmente devolve o livro né kkkk
    Massa demais, bela iniciativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que projeto show !
    Prometo se encontrar um ler e depois deixar lá de novo.
    Beijo, ColhendoSonhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o projeto já poderia ter em recife também, além do que estimula a leitura , seria muito bacana , espero que expanda *-*

    ResponderExcluir
  10. Que maaaaassa, sonho em esse projeto chegar aqui em Pernambuco, ia ser muito legal, já fui no twitter reivindicar, haha. Post muito legal, adorei!
    http://respiralivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse projeto com certeza irá dar super certo, que ideia genial. E pelo que vejo, são livros muito bons colocados para o projeto, o mais interessante é que realmente ouvimos muito isso, "Porque você não lê?", a pessoa responde "Porque não tenho livro" ou "Porque não tenho tempo". Se tem tempo para mexer no celular, tem tempo para ler, se achou um livro, será bom ler. Por sorte, não passo mal quando estou lendo com o transporte em movimento. Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir