Livro x Filme - Garota Exemplar


SINOPSE DO LIVRO | Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião 
pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? SKOOB*
_________________________________________________________________________________ 
SINOPSE DO FILME | Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy. FILMOW**
Para conferir a resenha do livro, clique aqui.

Falando da experiência de ler o livro, devo dizer que a trama criada pela Gillian é impressionante. Muito inteligente e perturbadora e a reputação do diretor David Fincher (Clube da Luta, O curioso caso de Benjamin Button, A Rede Social) é boa, portanto a expectativa para o filme estava lá em cima.

Depois de ler o livro e assistir o filme, cheguei a conclusão final que “Garota Exemplar” (Gone Girl) é o tipo de história que você deve escolher entre ler o livro ou assistir o filme. Vou explicar, a história é intensa demais, é um suspense, portanto já perde a graça em um segundo momento, saber o aconteceu quebra o encanto da coisa, sabe?

Por ter lido o livro primeiro, fiquei bem focada nas atuações. A Amy é uma personagem muito forte e o Nick tem um controle muito grande. Fiquei muito curiosa para ver o trabalho da Rosamund Pike, ainda mais sabendo que ela foi indicada ao Oscar. E embora eu goste do Ben Affleck, confesso que o brilho ficou totalmente para ela. Mereceu a indicação!


Acho que o mais interessante de um suspense, principalmente esse, é que você está totalmente por fora dos acontecimentos, você é o espectador e no início, observa esse jogo em busca do culpado, é isso que te prende. Quer entender como tudo aconteceu. Você é feito de perguntas e conseguir as respostas aos poucos te deixa de alguma forma satisfeito. São dois pontos de vistas que você só consegue juntar no final e nem assim consegue entender a cabeça deles.

Enquanto Nick tenta provar sua inocência, a mídia cai em cima dele e o coloca como o pior homem do mundo. E como disse na resenha, a mídia consegue muitas vezes moldar os acontecimentos e mudar constantemente a opinião das pessoas. Isso no filme ficou bem evidente.

No livro, antes de desaparecer, a Amy deixa algumas pistas para Nick, que já é comum no aniversário de casamento deles. Essas pistas também estão presentes no filme, mas senti falta das explicações dela. Eu li o livro, conhecia os motivos, mas quem não leu, acho que não tem a mesma sensação. Também senti falta de mais partes das anotações do diário da Amy, elas são fundamentais, mas o filme pegou as partes mais importantes e no geral, achei que ficou bem fiel. Mas a minha recomendação é, se não leu o livro, leia. As anotações completas são muito melhores.

De modo geral, achei que o início do filme ficou meio monótono demais. Mas as reviravoltas no filme ficaram bem visíveis, no meio do filme, que equivale a segunda parte do livro a história toma um rumo totalmente envolvente e revoltante . O choque dos acontecimentos e consequentemente as respostas, é que nos impulsiona a acompanhar o final da trama. 

Não tenho nenhuma crítica quanto o final dessa história, embora eu desejasse outra alternativa, a realidade muitas vezes é essa, todos querem acreditar que as pessoas são boas. Talvez isso seja o mais revoltante de tudo.

* Rede social para livros.
** Rede social para filmes.

Comentários

  1. Olá Tamyres,tudo bom?Ainda não li e nem vi o filme :/
    Li algumas resenha e confesso que amei a sua,acho que vou aproveitar o fim de semana para ler e assistir,depois venho aqui e te conto se gostei!
    Beijos e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não li o livro e por isso estou me segurando para não ver o filme antes haha'
    Muita gente fala bem e eu estou bem curioso. Mas acho que eu também gostaria mais do livro, vi opiniões parecidas com a sua. :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu não li o livro... gostei bastante do filme!
    Realmente o começo estava bem monótono, mas depois foi ficando ótimo!
    O final é bem o que você falou... muita gente não gosta, porém, eu achei que ficou praticamente perfeito.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  4. é claro que as adaptações no cinema não fica igual igual aos livros. Sempre que vou no cinema vê já espero isso.
    Eu prefiro muitas vezes vê o filme antes do livro, pra não me decepcionar tanto.
    beijos, colhendosonhos

    ResponderExcluir
  5. Oie, então eu vi o filme antes do livro, não me aguentei e estava pensando exatamente nisso que não vai ter a mesma emoção , porque já sei o que acontece. Mas ainda acho que vou arriscar a ler,
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É o que acontece sempre.. Quando o livro é muito bom, acabamos criando expectativas demais da adaptação para o cinema. É como falo, acaba perdendo um pouco das coisas. Mas gostei muito do filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, ainda não li o livro mas vi o filme pra ser bem sincera não sei bem o que achei dele ainda não formei uma opinião sabe kkk mas quero ler o livro pra ver o que acho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu assisti o filme no cinema e achei ótimo. Ainda não li o livro, mas espero lê-lo em breve. Fiquei curiosa pelas anotações!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Anexos - Rainbow Rowell

Resenha | Saga Encantadas - Sarah Pinborough