domingo, 26 de abril de 2015

TBR Book Jar: o que é? Funciona?

 
O que é essa Book Jar? Pra quê serve? Como funciona?
 

Decidi algum tempo atrás fazer minha Book Jar, mesmo sabendo que não gosto de ler um livro por obrigação (vocês vão entender o porquê), acabei entrando nessa brincadeira e resolvi fazer. Gostei do resultado, não é difícil de fazer e é um charme. E claro que pretende diminuir a pilha de livros que juntamos na estante. É um fato, compramos muitos livros no calor do momento (e das promoções) e muitas vezes os deixamos de lado na estante (confessem!). 

TBR Book Jar  - "to be read - " - em uma tradução livre, significa "jarra de livros para ler" e a gente utiliza ela da seguinte forma: você coloca em vários papéis - coloridos ou não - os títulos de livros na sua estante que estão esperando para serem lidos. Sim, o ideal é que você coloque livros que estão na sua estante, somente. E não aqueles emprestados dos amigos, biblioteca... Por ser um sorteio, pressupõe que eles sejam lidos à longo prazo, certo? E se você comprou mais livros, tá liberado colocar mais papéis lá dentro. Coloca tudo lá dentro, dá uma misturadinha básica e sorteia um papel. O livro que saiu, deve ser lido, e nada de sortear outro até sair aquele que você quer ler (nada de trapaça!). Básico né?

A vantagem disso, é que você pode finalmente ler aquele livro que está lá... Implorando na estante para ser lido. A desvantagem, no entanto, é que nem sempre a gente está em um clima bom para ler o tal livro sorteado. E aí a leitura vira "obrigação" e acaba não atingindo a proposta da jarra, se tornando chata. Um bom exemplo, é o A Culpa é das Estrelas, comprei ele na febre do John Green, mas não li de imediato, o motivo foi o tema abordado no livro, não estava no clima e nem a fim de chorar. Então ficou lá na estante e só li quando realmente estava disposta (mas agora já tem resenha dele aqui).

Se você é desses que só lê quando tá com vontade, precisa entrar no clima do livro, estar envolvido com ele: faça a Book Jar de qualquer jeito. Ela vira um item de decoração no final das contas, hahaha... Até porque você pode montar ele do jeito que você quiser, de acordo com suas características, combinando com sua estante, e por ai vai! É só soltar a imaginação, eu confesso que não uso tanto a minha Book Jar. Mas eu gostei do resultado dela. 

Creio que a montagem dela é muito auto-explicativa, não é necessário falar muito sobre, porém, quero deixar uma dica, além de poder usar e abusar da sua criatividade na personalização da sua jarra, você ainda pode variar na utilização dela. Colocar o título da obra pode ser muito específico, então coloque por gênero ou autor! Se você sortear o gênero "fantasia", aí você vai lá na sua estante e escolhe qualquer livro que faça parte do tema. Também funciona e nem é tão rigoroso :)
 
 Um grande beijo,
Tamyres!

Um comentário:

  1. Esse ano eu optei por fazer a Book Jar, mas só peguei dois livros legais hahaha tem sido difícil as leituras, desde então. Mas está sendo uma forma de diminuir os livros não lidos e vou poder me desfazer dos que não gosto.

    Beijos <3

    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir