domingo, 21 de fevereiro de 2016

Resenha | STARDUST - O MISTÉRIO DA ESTRELA (Neil Gaiman)



No lugarejo (lugar pequeno, povoado) de Muralha, próximo a Londres, nada é muito excêntrico ou extraordinário. As pessoas são simples e comuns. As casas são normais e sem cores. O que diferencia o lugar de qualquer outro é o muro que cerca o lugarejo. Lá não é permitida a entrada de ninguém e por isso, toda dia a abertura do muro é vigiada por pelo menos dois guardas para impedir que ninguém ouse passar para o outro lado.

"É muito raro que chegue à Muralha alguém que saiba o que está procurando, e essas pessoas às vezes têm permissão para passar. É uma expressão que têm nos olhos: uma vez vista, ela é inconfundível."


No entanto, a cada nove anos, a abertura é liberada para os moradores de Muralha para a feira que é realizada na Terra Encantada, esse nome não existe sem propósito, nessa feira são vendidos objetos encantados. E é lá que começamos nossa história, com fatos importantes para a sequência da história.

Anos mais tarde, vamos ser levados para a história de Tristan Thorn (ah, o nome do personagem no livro é Tristran, mas como li o livro inteiro como Tristan, vou falar assim mesmo), apaixonado pela garota mais bonita do lugarejo, Victoria, ele promete tudo para a garota se ela puder lhe dar um beijo em troca.

Quando ambos avistam uma estrela caindo no chão, Tristan resolve que vai trazer a tal estrela caída para a moça e acredita que com o belo presente vai conseguir a mão de Victoria.

Com uma estrela em jogo, outros personagens e objetivos diferentes, a aventura começa na Terra Encantada.

"Stardust" é uma história muito famosa, muito conhecida, principalmente pelo seu filme. Escrito em 1999, mas adaptado para o cinema em 2007, A história ganhou forma na pele de Charlie Cox (Tristan), Claire Danes (Yvaine), Michelle Pfeiffer (Lamia), Robert De Niro, entre outros. E foi maravilhoso.

A história tem toda uma áurea de contos de fadas, Gaiman usou elementos interessantes na história mas, mesmo tendo um contato com o livro, eu adoro o filme e somado as excelentes atuações, falas divertidas e cenas mais coerentes, minha preferência pelo filme fala mais alto. Enquanto no livro tudo é mais misterioso e às vezes desconexa, o filme apresenta uma trama mais clara. O final também é diferente, mas qualquer um encaixou bem (quem sou eu para discutir), mas o filme apresenta mais ação.

Enfim, ambos são ótimos e recomendo a leitura por ser fácil, rápida e cheia de fantasia. Vale a pena!

3 comentários:

  1. Esse é o meu filme faaaaaavorito e estou enrolando com esse livro no kindle há meeeeeses pra ler! Sua resenha me deixou com mais vontade de ler agora! :)
    E que capa linda, né?!

    beijos
    www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Indiquei seu blog para o Prêmio Dardos Blogger, confere lá!
    http://booksimpressions.blogspot.com.br/2016/03/indicacao-premio-dardos-bloggers.html

    ResponderExcluir
  3. Garota!
    Sou doooida pra ler esse livro mas sempre
    que procuro por ele, está esgotado.

    Sou apaixonada no filme e os elementos de fantasia
    devem ser ainda mais "fantásticos" quando lidos.

    Adorei a resenha e
    parabéns pelo seu blog!

    Tá tudo lindo aqui :)

    Bjs,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir