terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Resenha | O PROJETO ROSIE (Graeme Simsion)

"Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.
Exceto as mulheres."


EDITORA: RECORD | 320 PÁGINAS



"O projeto Rosie" foi me conquistando aos poucos. De início, não me apaixonei pela história, mas aos poucos fui me envolvendo com a história e me divertindo com as investidas nada convencionais de Don Tillman, o protagonista dessa história.

Don Tillman é um especialista em seguir seu cronograma. Metódico e super controlador, às terças-feiras, ele só come lagosta, por exemplo, três dias da semana, ele reserva para idas ao mercado, outro exemplo. Ah, ele tem uma hora para limpar o banheiro. 

Tudo para ele se resolve com pesquisa científica. 

Menos as mulheres. As mulheres para ele é um caso a parte na sua vida.

Eis que Don Tillman resolve seus problemas com um questionário meticuloso em busca da mulher perfeita. Parece uma ideia bem louca né? E é mesmo, afinal de contas, qualquer mulher que não preenche os requisitos está fora de cogitação para ele, sem chance. Fumantes? NÃO! Atrasos? De jeito nenhum!
"Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas (...)"
Porém, com uma ajudinha do seu único amigo, Gene, Don conhece a mulher que vai tirá-lo do eixo. Quando Rosie aparece na história, tudo fica mais cativante, alegre e divertido, isso porque Rosie é o oposto do que Don procura ou caracteriza como perfeito. Rosie é totalmente inadequada de acordo com seus padrões, mas mesmo assim, consegue uma brechinha na vida de Don e faz que ele se permita mais, viva mais.



Publicado pela editora Record, "O projeto Rosie" possui uma história divertida e com uma linguagem espontânea, mas ao mesmo tempo um pouco mais técnica. A história tem um quê de previsível e clichê, mas com circunstâncias novas durante toda a leitura que a torna curiosa e diferente.

5 comentários:

  1. Queria eu ter me apaixonado com o desenvolver da estória :(
    Li até o final, mas estava completamente entediada, fico feliz que para você o resultado tenha sido o oposto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sempre que via esse livro, eu pegava e ficava muito tentada a comprar. Mas sempre desistia. Nunca tinha lido nenhum resenha dele, essa foi a primeira, não sei leio e se faço igual as outras vezes e deixo pra depois.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar bastante deste livro. E me cativa tanto pela capa (MARAVILHOSA), quanto pela temática diferente e divertida!

    Até mais.
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito desse livro, muito mesmo.
    Me lembrou o Sheldon de TBBT, kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu amei essa história. Li no ano retrasado e me lembro que foi uma leitura empolgante e divertida.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir