domingo, 22 de novembro de 2015

Resenha | Conto "Canção da Rainha" (Victoria Aveyard)

Canção da Rainha.jpg
SINOPSE | Neste conto que se passa no universo da série A Rainha Vermelha, você terá acesso ao diário secreto da rainha Coriane, primeira esposa do rei Tiberias VI e mãe de Cal. Presente de seu querido irmão Julian, o caderno se tornou o único lugar onde a nobre prateada podia desabafar sem que seus pensamentos e emoções fossem usados contra ela.


Ainda jovem, Coriane Jacos foi obrigada a se mudar para o palácio real e lutava para lidar com os perigos e armadilhas do convívio com as outras Grandes Casas. A garota e o então príncipe herdeiro ficaram cada vez mais próximos, provocando a inveja e o ciúme de outras jovens da nobreza, sobretudo Elara Merandus — que tinha o poder assustador de entrar na mente das pessoas. Apaixonado, o príncipe descartou a Prova Real e escolheu Coriane como sua esposa, mas a vida da jovem rainha estava muito longe do tradicional “felizes para sempre"


A Companhia das Letras lançou o e-book do conto “Canção da Rainha”, do livro “A Rainha Vermelha” (resenha aqui) e nele você vai conhecer um pouco mais sobre a rainha Coriane. É interessante entender esse lado já que a rainha foi muito mencionada no primeiro livro da série.

Coriane Jacos é uma cantora e nunca foi de usar seu dom para benefício próprio, o problema é que no mundo que ela vive, quanto mais poderoso você é, melhor. E talvez sua inocência, forma de pensar e bondade, tenha sido o seu maior vilão.

Desde que sua família demostrou falência, ela precisou se mudar para a corte, em Archeon. É em uma festa que ela conhece o príncipe Tiberias. Eles acabam se apaixonando, mas como tradição, o príncipe precisa passar pela Prova Real, competição na qual todas as garotas mais poderosas competem umas contra as outras para ter a honra de casar com o príncipe.

Mesmo assim, o príncipe abre mão da prova e se casa com Coriane, desencadeando uma série de fofocas e fúria das outras concorrentes, principalmente Elara Merandus, uma murmuradora destemida, poderosa e gananciosa.

Após a morte do Rei Tiberias V, o príncipe assume sua função, assim como Coriane, se tornando a Rainha de Norta.

O reinado, no entanto, não é nenhum conto de fadas para Coriane.  Ela escreve em seu diário todos os seus medos, temores, inseguranças sobre Norta, o marido, os pesadelos e perseguições, seu primeiro filho (o Cal!) e inclusive, suas últimas palavras.

Não sei se sou 100% a favor desses contos. Se por um lado acho interessante conhecer um pouquinho mais sobre esse universo que os autores criam, por outro vejo como uma estratégia de arrecadação do autor rs.

Mas deixando essas conspirações de lado, “Canção da Rainha” é um conto que antecede a história contada em “A Rainha Vermelha”.  Acho legal a ideia de ter um conto sobre a Coriane, uma vez que ela foi mencionada no livro de forma um pouco vaga. O conto é bem curtinho e não tem enrolação, mas a parte do diário, que é o mais interessante e talvez mais relevante para o leitor é pouco explorado.  

Mesmo assim, foi um bom passatempo enquanto espero pela continuação.

Nota: 3/5 

4 comentários:

  1. Oie, então estava na duvida se lia ou não este conto e depois de sua resenha, acho que vou aguardar a continuação mesmo. Não quero decepções com essa autora, haha. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse conto já vou adicionar ele para ler. Mas primeiro vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não consegui ler A Rainha Vermelha, tentei mas não sei o porque não me prendeu mas esse conto me deixou um pouco curiosa, quem sabe eu não retome a leitura de A Rainha Vermelha agora rss

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li Rainha Vermelha recentemente e estava louca para ter mais um gostinho da série, agora que descobri a existência desse conto fiquei muito feliz. Particularmente gosto bastante de contos, normalmente pode ver a história pelo ponto de vista de outros personagens e acho isso bem legal!

    whoisllara.blogspot.com

    ResponderExcluir