Resenha | Para Sempre Alice (Lisa Genova)


SINOPSE | Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.
Acho que nunca fiquei tão triste e angustiada com um livro como fiquei com “Para Sempre Alice”.

O livro é um retrato muito comovente de uma pessoa que recebe o diagnóstico do mal de Alzheimer precoce. Sobretudo, muito bonito. Ao longo da resenha vou explicar o motivo.

Alice Howland é uma professora de psicologia e linguística de Harvard muito bem-sucedida, casada com John e com três filhos já adultos, logo no início o leitor se depara com pequenas falhas de memórias da protagonista que podem facilmente serem justificadas pela correria e estresse do dia a dia. Mas rapidamente esses esquecimentos se intensificam e se tornam mais frequentes, confrontando Alice a procurar um médico.

Depois de alguns exames, ela recebe o diagnóstico do Alzheimer precoce.

Parece inacreditável e cruel. Uma mulher, ainda jovem, professora com tanta influência, ávida por conhecimento – receber um diagnóstico de uma doença degenerativa e incurável assim.

É difícil para Alice e para o leitor também, através de uma narrativa em terceira pessoa, observamos a evolução da doença bem como a reação da família diante disso. E por um lado, se foi triste observar por fora os acontecimentos que tomaram uma vida inteira da Alice, por outro foi bonito acompanhar o zelo e carinho da família, principalmente a compreensão da filha mais nova, com quem já teve tanta discordância com a mãe e ainda mais quando a mesma já deixou de reconhecê-la. Isso é amor.

Também foi especial ver a determinação e coragem da personagem de tornar aquilo algo bom. De querer transformar aquilo em algo que possa ser utilizado no futuro. De ter esperança.
“Eu os incentivo a nos capacitarem, não a nos limitarem. Quando alguém tem uma lesão na medula espinhal, quando alguém perde um membro ou tem uma deficiência funcional por causa de um derrame, as famílias e os profissionais de saúde se empenham arduamente em reabilitar essa pessoa, em descobrir modos de ajudá-la a enfrentar e a superar os problemas, apesar de suas perdas. Colaborem conosco. Ajudem-nos a desenvolver instrumentos para funcionar, contornando nossas perdas de memória, linguagem e cognição. Estimulem a participação em grupos de apoio. Podemos ajudar uns aos outros, tanto os pacientes com demência quanto os que cuidam deles (...)".
A narrativa é um tanto quanto interessante. É impactante e intensa. Não é o pensamento da própria Alice, mas é como se fosse, uma vez que a narrativa segue seus passos e se repete como se também tivesse o Alzheimer. A autora teve todo um cuidado e sensibilidade com isso... E foi impressionante.

É uma história muito interessante e embora nesse livro seja uma ficção, é uma triste realidade. Eu me lembrei de uma história – real – que também já me emocionou muito. É a história do neto Fernando e sua avó Nilva que largou tudo para cuidar dela. Ele trouxe os relatos da sua rotina – ainda que de forma cômica – e tornou esse conhecimento mais próximo das pessoas, porque ainda é triste ver que muita gente ainda não tem consciência e tampouco é solidário com isso.
Q U A N D O  N Ã O  H Á  M A I S  C E R T E Z A S  P O S S Í V E I S, 
S Ó  O  A M O R  S A B E  O  Q U E  É  V E R D A D E. 
Nota: 4/5
Editora: Nova Fronteira | 283 páginas 

Comentários

  1. Oi Tamyres!
    Gostaria de ler esse livro, mas sei que vou chorar horrores!
    Deve ser muito difícil para uma psicóloga, que sabe em detalhes como essa doença evolui, receber esse diagnóstico.
    Ótima resenha! Estou seguindo o blog!
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tatiana. Obrigada! Eu me emocionei muito com o livro e não foi só no final... Foi durante a leitura inteira hahahah, mas valeu a pena. Além de tudo, é um baita conhecimento pra gente.

      Bjoo

      Excluir
  2. Nossa, amei sua resenha, me fez querer ler e gosto quando isso acontece. Vi o trailer do filme e achei impactante e acho que vou esperar para vê-lo . Primeiro comprarei o livro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amo ler isso Isa! hahahaha

      Muito obrigada <3

      Quero saber sua opinião!

      Bjão!

      Excluir
  3. Adorei a resenha, e me deu vontade de ler, mas sei que vou chorar horrores. Sou bem sensível com histórias assim haha Já está na minha listinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh deve chorar sim! Mas a leitura desse livro vale tanto a pena <3
      Eu acho que vou chorar muito é com o filme hahaha

      Bjo!

      Excluir
  4. Oii! Tudo bem? Nossa, que blog fofo você tem :) Amei aqui e já estou seguindo ;) Ai, eu acho essa história tão linda. Nunca li o livro, mas tem um filme. Quero ler o livro agora.
    Você escreve bem. Eu quero aprender a fazer resenhas legais como você.
    Sucesso com o blog.
    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hida! Que linda! Obrigada viu? <3
      Siiim, tem o filme e acho que vou precisar de caixas de lenço hahaha Se no livro eu fiquei emotiva imagina vendo tudo??

      Obrigada pela visita, seja bem-vinda e qualquer coisa tô aqui!
      Bjoo

      Excluir
  5. Esse livro parece ser demais! Também nem li a resenha toda pra não perder a graça quando eu o ler. Também tem o filme né? Mas deve ser um resumo ... Como todo filme baseado em livros -.-
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Tem o filme sim, ainda não vi, o livro é muito detalhado... Não sei como eles retrataram tudo... A Julianne Moore que faz a Alice é ótima, deve ser um bom filme.

      Bjo!

      Excluir
  6. Oi Tamyres!
    Adorei a sua resenha. Li Para Sempre Alice recentemente e me emocionei bastante com a história. O filme também é muito bom! Recomendo para todos. Também escrevi uma resenha para o livro. Vou deixar o link abaixo.

    Parabéns pelo blog!

    Beijos
    David - Só Mais Um Leitor


    [Resenha] Para Sempre Alice - Lisa Genova

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha.
    Esse livro me emocionou bastante. Gosto do final, da forma como nem mesmo os planos que ela tinha para acabar com a própria vida continuam a fazer sentido. Ela não deixa de existir apenas passa a ver o mundo com uma visão diferente, eu achei genial.

    Bjs

    bibbibokkens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o filme muito emocionante amei todos os detalhes os personagens um show,chorei varias vezes é no final queria ver mais,saber mais,lindo vale a pena ver de novo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha | Anexos - Rainbow Rowell

Livro x Filme - Garota Exemplar

Resenha | Saga Encantadas - Sarah Pinborough