domingo, 20 de setembro de 2015

10 dicas para escrever uma resenha.

A primeira coisa que você deve saber e entender é que geralmente uma resenha literária que você encontra nos blogs, você vai perceber uma linguagem informal, portanto, é mais visto como uma "opinião literária" do que propriamente uma resenha, visto que ela é muito mais complexa e formal, como utilizada na faculdade. Mesmo assim, escrever uma resenha literária exige muito cuidado e atenção.

Sendo assim, resolvi trazer para vocês - blogueiros ou não - dez dicas sobre como escrever uma resenha com base em experiências próprias e/ou vistas em outros blogs.

1. De olho na gramática.
Sei que a nossa gramática tem muitas regras, mas a primeira dica que eu posso dar para vocês é não cometer esses erros, inclusive os básicos como mas/mais; a fim/afim; se não/senão. São erros básicos, mas fáceis de perceber. Além disso, também é importante ficar de olho na ortografia. No caso de "ANCIOSO" não vai adiantar colocar a culpa no teclado. Está com dúvida? O Google facilita muito nossa vida atualmente, pesquise! Ah, e tem mais... Por mais que seja uma resenha informal. Vc tb ñ deve abreviar as palavras, tá bom? Não fica bonito. Deixe só para as redes sociais com os amigos.

2. Sem spoiler, por favor!
NÃO TEM COISA MAIS CHATA QUE ISSO. Ninguém lê uma resenha com o propósito de saber o que vai acontecer no final. Sua resenha perde todo o sentido. Se você postar uma resenha de alguma continuação e seja impossível não falar um spoiler, avise no início dela.

3. Dê a sua opinião, seja sincero.
Lembre-se, resenha não é resumo. O objetivo principal da resenha é falar a sua opinião e fazer o leitor se interessar pela história. Em casos de parcerias, não queria fazer média com os outros. O autor sabe que nem sempre vai agradar a todos e confiou em você para dar a SUA OPINIÃO. E qualquer uma que seja, vai ajudá-lo para projetos futuros. 

4. Criatividade.
Tire suas próprias fotos. Seja criativo nessa hora, essa pode ser a hora de mostrar seu diferencial (além do mostrar que você é fera na resenha) poste fotos de qualidade, "limpas" e em um tamanho adequado para o post. Mas não exagere. Fotos demais pode poluir sua resenha. Não perca o foco, a capa pode ser bonita, mas não seja repetitivo. Coloque de duas a três, se o tamanho da resenha permitir. Quem acompanha minhas resenhas, sabe que sempre posto algumas fotos dos livros e eu procuro sempre postar de ângulos diferentes e mostrar o melhor do livro.

5. Dê tempo ao tempo.
Não é porque você acabou de ler o livro que você precisa postar a resenha dele. Às vezes as palavras não surgem de imediato na nossa cabeça e não conseguimos transmitir na resenha o que realmente queremos dizer, não conseguimos formar a ideia e aí é um caos. Acontece comigo e isso é super normal. Quando falta aquele clic... Sem neura, logo mais você vai conseguir escrever a resenha e vai sair como você quer.

6. Organização.
Falando em formular a ideia. É imprescindível que você seja organizado na hora da sua resenha. Tenha em mente o que você vai dizer. Se for mais fácil, organize em tópicos o que você quer falar e vá acrescentando outros pontos. Se vocês quiserem, posso planejar um post sobre como faço para escrever minhas resenhas.

7. Revise, revise e revise!!
Depois que você terminar de escrever sua resenha, REVISE SEMPRE. Principalmente se você é daqueles que escreve a resenha na madrugada. Isso evita repetições, erros ortográficos, palavras juntas ou trocadas, entre outros. Ah, vale dizer que isso é importante em qualquer situação né? 

8. Citações.
Usar uma ou duas citações ao longo é legal, mas assim como as fotos, não exagere. Ela fica legal quando se usa para dar ênfase para uma ideia sua. Caso você tenha gostado de muitas citações de um livro, separe um post especial para citações do livro tal.

9. Destaque.
Destaque informações relevantes para o leitor como autoreditora, número de páginas, sua avaliação. Além disso, destaque também termos na sua resenha ou frases que você julga importante para o entendimento da resenha. Geralmente o leitor passa o olho na resenha e vai ver os termos destacados e consequentemente pode atrair a sua atenção para o restante.

10. Plágio.
Ok, isso é assunto sério e espero que todos saibam o quanto de dor de cabeça copiar um trecho, uma foto, quanto mais uma resenha inteira pode trazer. Para algumas pessoas pode parecer fácil usar o Ctrl C + Ctrl V, mais fácil ainda é usar a palavra CRÉDITO: fulano. Simples assim.

Espero que vocês tenham gostado e tenha sido útil para vocês. Comentem o que acharam e se quiserem mais posts assim. 
Beijos,
Tamyres

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, obrigada vou colocar em prática o que aprendi.

    ResponderExcluir
  2. Oii Tamyres!
    Adorei as dicas! Fico triste quando vejo blogs literários com erros de português absurdos, afinal de contas supõe-se que quem lê, sabe escrever bem. Mas é o que você disse, nossa língua é complicada e cheia de regras,então certos erros são perdoáveis, né?! Só não custa a galera prestar uma atenção especial à esse item... hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/08/promocao-vamos-colorir.html
    Mais Uma Página - tem promoção lá no blog, passa lá!

    ResponderExcluir
  3. 10 dicas muito bem entregues. Concordo com várias em gênero, número e grau, principalmente com a questão da gramática e tudo mais, claramente também o plágio, que é algo que vemos muito por aí. Simplesmente amei o post, e espero que para muitos seja muito instrutivo. <3 Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tamy!
    Ótimas dicas! Confesso que se eu ficar planejando muito o que vou escrever acaba dando errado, hahahha. Mas sempre me atenho ao combo resumo do início da história + opinião :)
    Também comecei a colocar umas fotinhos, mas ainda estou tentando esquematizar isso melhor :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  5. Muito útil! Ótimas dicas!
    Principalmente Ctrl C + Ctrl V - ninguém merece...
    E gramática! Acho que todos sabem mas não custa nada falar mais um pouquinho, não é mesmo!?
    Adorei o Post!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas. Sempre que tenho alguém por perto peço pra ler, por que muitas vezes alguma coisa passa despercebido, outra pessoa lendo pode achar.
    beijos

    ResponderExcluir