sábado, 25 de julho de 2015

Resenha | Austenlândia - Shannon Hale

Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD.



Jane Heyes está traumatizada após diversos relacionamentos irem por água abaixo. Apaixonada pelas obras da Jane Austen, tudo só complica quando ela se torna obcecada pelo Sr. Darcy, que ofusca qualquer pretendente que possa aparecer no meio do caminho. Quando ela recebe de herança, da sua tia-avó Carolyn, uma viagem de três semanas para Austenlândia (um lugar com regras para se portar como no século XIX). Jane vê ali sua chance de finalmente vivenciar o seu grande romance. Além disso, ela coloca na cabeça que aquilo é uma forma de eliminar qualquer tipo de obsessão por essa fantasia que ela cultivou por tanto tempo.

O livro todo é narrado em terceira pessoa. E por incrível que pareça, não me incomodou. Tive a leve sensação que eu estava sentada em um teatro durante a leitura. Que por sinal, é muito leve e de fácil entendimento. Os personagens são divertidos e a autora criou bons diálogos. Um bom enredo e personagens cativantes. O livro ainda possui um romance gostoso de acompanhar, mas além disso, gostoso foi acompanhar de forma tão simples o presente e o passado lado a lado. Austenlândia nada mais é do que um local encenado com homens cavalheiros, mulheres com seus vestidos românticos e espartilhos apertados e pose de madame e nada de celular. Todos devem seguir à risca as regras do local, mesmo estando em uma época tão diferente. A diversão fica por conta desses momentos.

A história também foca no reconhecimento da mulher madura e forte, por exemplo, Jane é uma mulher que se entregou à uma fantasia que é o Sr. Darcy em sua vida e precisou de pouco para perceber que ela não precisa de nada disso. E de alguma forma, ela tenta se livrar desse mundo a sua maneira. Gostei do livro e recomendo não só para amantes da obra da Jane Austen, como também para quem busca um romance leve e tranquilo.






10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, Tamy! Estou procurando romances tranquilos. Nesse período que passou só li coisa pesada. Amei a indicação! Primeiro porque gosto da Jane Austen e segundo porque é leve.

    Beijos

    @rhadijapraia
    amoremprosaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super tranquila a leitura, espero que goste Radija!!

      Bjo

      Excluir
  3. Adoro Orgulho e Preconceito e esse livro parece ser bem legal.
    Eu fiquei aqui imaginando situações hilárias que poderiam acontecer na Austenlândia :)
    Tô precisando de um livro levinho assim.

    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que ainda não li "Orgulho e Preconceito" gostei, imagina quem já leu <3

      Bjo!

      Excluir
  4. Sempre quis ler esse livro. Principalmente por conta dessa capa. Sou apaixonada. E claro, por conta desse título. Ainda não tive a oportunidade....Mas espero que o black friday proporcione essa leitura. hahha

    Beijoocas, Tamy
    @psicoseliteraria
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, demorei séculos para encontrar esse livro. Já tava com o dedinho pronto para clicar em comprar no submarino já que nunca encontrava nas livrarias e tava esgotado, acredita?!!! Mas aí encontrei uma livraria pequenininha aqui em BH. Bati o olho nele. Pechinchei e comprei hahaha.

      Bjo

      Excluir
  5. Oi Tamyres!!
    Já tinha lido a sinopse desse livro e fiquei bem interessado.
    Às vezes uma leitura mais leve cai bem kkkkkkkkk
    Tomara que eu ache na Bienal...
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!!
      Espero que você encontre na Bienal não só esse, como o outro da autora, o "Meia-Noite na Austenlândia" ele envolve um mistério. Ainda não li, é mais um para minha listinha de desejados, mas acredito que deve ser bom também!

      Bjo

      Excluir
  6. Oi, sou maluca para ler este livro e sua resenha só me deixou mais curiosa.
    Lindo seu cantinho, beijos

    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir