segunda-feira, 1 de junho de 2015

Resenha | Um Novo Amanhecer - Cinthia Freire


Um Novo Amanhecer - Giulia está arrasada! seu namoro chegou ao fim e ela não sabe o que fazer. Leo está confuso e com medo, seu tempo está acabando e ele não quer magoar sua namorada. Zyon é um anjo perdido e apesar de saber que está em uma missão na Terra, ele não tem ideia exatamente do que o aguarda. Em uma tarde chuvosa o caminho dos três se cruzam de forma trágica e comovente.
UMA GAROTA APAIXONADA
UM RAPAZ DOENTE
UM ANJO PERDIDO
Eles serão capazes de lidar com a força do verdadeiro amor?





Um Novo Amanhecer, da Cinthia Freire me comoveu e surpreendeu, no melhor sentido possível. E quero que vocês entendam o porquê a medida que vocês lerem a resenha.

É seu primeiro dia em uma nova escola, e Giulia não sabe o que fazer. Até ela encontrar o Leo, aquele garoto bonitinho da escola, com um sorriso frouxo que fazem seus olhos se fecharem quando sorri e boné na cabeça que a ajuda a encontrar sua sala. Ela se apaixonada imediatamente pelo garoto, mas nada de expectativas. O garoto é popular e arranca vários suspiros por onde passa, além de ser rodeado por amigos. Mas eles se tornam grandes amigos. 

"O que é importante vem da simplicidade do coração. Não precisa exibir, a gente sente." (pág. 30)

A amizade se torna mais forte, até virar um namoro. Leo se apaixona por Giulia, que já estava apaixonada por ele desde o primeiro segundo que o viu no corredor da escola. Todo o início da história revela um mundo de contos de fadas, com beijos, carinhos e apelidos. O que Giulia não sabia, é que o destino estava pronto para lhe pregar uma peça.

Aos oito anos de idade, Leo foi diagnosticado com leucemia, ele conseguiu se curar após alguns anos de tratamento, mas quando menos esperam a doença surge com força total alterando o rumo dos dois. Leo bem que tentou... Tentou afastar a garota de si. Afastá-la de tanto sofrimento, mas o amor dos dois foi mais forte e Giulia permaneceu ao seu lado por todos os momentos.

Se o início da leitura nos deparamos com palavras aconchegantes e carinhosos. A partir da descoberta da doença de Leo, a leitura já toma um rumo emocional muito grande e intenso. Giulia ama demais o seu namorado e acredita que eles ainda possam ter uma vida inteira juntos. Entre esses momentos de dor e esperança Giulia relembra dos momentos que teve com Leo, quando o conheceu, os sintomas de ciúmes, o pedido de namoro, os beijos. Alternando entre o presente e o passado. 

Nesse meio nós também conhecemos Zyon, um anjo perdido, com uma missão na Terra. Uma missão que ele não tem ideia do que precisa ser feito ou como sair daquele lugar. Ele não consegue entender os humanos ou os sentimentos que percorrem cada ser.Tudo muda quando ele "se esbarra" com uma garota correndo e chorando. Ele não sabe como, mas aquilo de alguma forma mexeu com ele. A dor que essa garota estava sentindo, de repente o acertou em cheio. Criando então, uma grande ligação entre os dois. 

"A vida de um ser humano é uma constante necessidade de mostrar evolução e aprendizado com os próprios erros, mas não se para nunca de errar." (pág. 80)

Giulia não tem consciência da presença do anjo, mas sempre sente um estranho conforto quando ele está por perto. Outra coisa que faz Giulia se sentir mais forte, é quando Zyon sempre coloca em seu caminho um dente de leão, sempre quando a garota encontra flor, ela faz um pedido e assopra a delicada flor.

Foto do tumblr




Eu classificaria o livro no gênero literário "sick-lit", aquele que possui uma narrativa triste e melancólica. (Ex: A Culpa é das Estrelas). A Cinthia conseguiu transmitir toda a dor e amadurecimento da garota. Mostrou toda a coragem de Leo e a transformação do anjo Zyon. Três personagens que tiveram o rumo de suas vidas alterados para sempre, mas que encontraram um no outro uma forma de viver. 

O que me pegou de surpresa, foi a mensagem que a história passa. O AMOR. O verdadeiro significado do amor, ele pode sim ultrapassar barreiras. Pode consumir uma pessoa. Pode transformar vidas. É um ensinamento enorme. Um Novo Amanhecer teve um final que me deixou sem palavras, pra mim, passou uma mensagem LINDA.

"A imagem era de um rapaz alegre e sorridente, com olhos iluminados, e, toda vez que ela olhava para ele, os olhos brilhavam. Eu já havia aprendido a desvendar esse sentimento. Era o amor!." (pág. 107)

Espero que vocês tenham a oportunidade de encontrem o verdadeiro significado do amor, seja em palavras, nos pequenos gestos, em um abraço. Em amar e ser amado. E que vocês jamais percam a esperança na vida. 

"(...) Eu só existo por você." (pág. 333)

Obrigada, Cinthia, pelas palavras, pela história e pelo ensinamento, que você possa continuar transformando belas palavras em história, sempre.


7 comentários:

  1. Muitíssimo obrigada Tamyres pela linda resenha, que essa apenas a primeira de muitas <3

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada Tamyres pela linda resenha, que essa apenas a primeira de muitas <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamy!
    Ameei sua resenha. Só não sei se estou preparada emocionalmente com personagens fofos que tem doenças.
    Sério. Eu me desmonto de tanto chorar! Quero muito ler!
    Beijos!

    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros acabam com o nosso emocional né? Mas a mensagem final vale muito a pena!!

      Bjooo

      Excluir
  4. Eu já amo esse livro sem ler preciso muito dele a cada resenha que leio e a sua me fez ter mais certeza ainda que esse além de ser um livro tocante é de muito aprendizado parabéns muito sucesso para seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Que liindo!
    Quero fechar parceria com a Cinthia e conhecer essa história linda.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá!Esse livro está na minha listinha para ser comprado!Amei sua resenha,fiquei mais ansiosa para ler!
    Cinthia é um escritora incrível adoro ela,parabéns pelo blog e pela parceria!
    Bjos

    ResponderExcluir